segunda-feira, 13 de julho de 2009

A lenda da “Casa do Rock” enferrujou os dentinhos.



Bem me lembro quando montaram aqui na cidade de Londrina a ONG do rock.
Muitos integrantes dessa tal ONG migraram dos escombros do movimento estudantil e muitos deles com problemas na entidade ULES , tipo cobrar carteirinhas e não entregar , usar dinheiro das carteirinhas para benefício próprio , e muitas outras coisas que não sou eu que vou contar , pois vim pra falar sobre a lenda da casa do ROCK .
Lembro-me que na época, alguns da diretoria da ONG, montaram banda de rock a toque de caixa pra ninguém pensar que quem estava encabeçando a idéia só queria mesmo aparecer e se valorizar como lideranças de massa em cima do Rock , por que era ano eleitoral(ano passado).
Nessa brincadeira , pelo que me lembro foram investidos R$50 mil reais para a criação da casa do ROCK .
Bom, não sei quanto tempo exatamente o projeto previa funcionar , mais pelo o que sei , nunca funcionou . E cadê a verba??
Gostaria de saber dos aventureiros do Rock o que foi feito com o dinheiro , que é nosso , dinheiro Público , de impostos que todos nós pagamos , e pagamos mesmo , pois o governo não poupa ninguém disso .
Gostaria de saber quais das finalidades do projeto foram cumpridas , quantas oficinas foram dadas dentro do espaço , se é que esse espaço existiu mesmo.
Uma casa do Rock serviria para que os músicos da vertente rock , que são verdadeiros e muitos na cidade , pudessem apresentar o trabalho que desenvolvem , usar toda a estrutura comprada com os R$ 50 mil , que pelo o que sei , era para comprar equipamento de som e fazer o lugar funcionar para servir um grande grupo de pessoas que estão carentes de espaços para mostrar para a população que quem mexe com o Rock não está de brincadeira .

Ensinar crianças carentes a tocar bateria , violão , guitarra , baixo , promover curso de formação de bandas , colocar o Grande Paulão Rock n Roll pra dar as suas brilhantes palestras , enfim , criar um Point de circulação e criação musical de verdade, é essa a idéia que eu , que alem de músico , sou produtor musical e trabalho nessa área a 20 anos acho.

E outra, é muito fácil aparecer com prestações de contas mirabolantes , e apresenta-la pra quem liberou a verba , por que papel aceita tudo e não reclama , é só olharmos o papel Higiênico quando o usamos , ele reclama ?

Mais eu reclamo , por que os verdadeiros do rock , e o próprio Rock não são papel higiênico .


Juninho Tófano ( Músico e produtor )

3 comentários:

  1. Dente enferrujado é coisa de quem morde Moeda!!! rsrsrrs

    ResponderExcluir
  2. pois é rasta , eu ainda esses dias mesmo postei no meu TWITTER sobre esse assunto que realmente é bem POLEMICO, alias tive a rara oportunidade de concluir um evento la, que quase não foi POSSIVEL pq o local , acredite , não tinha nem energia eletrica e o show só rolo por forças maiores (amigos gambiarra que sempre cola nos shows)rsrsrssrs...
    alem disso , foi tenso pq varias vesez a POLICIA apareceu por la pra tentar parar o EVENTO.
    enfim, era mesmo um lugar que era pura fachada, pude comprovar e sentir isso bem na pele, eu sempre tentei correr pelo INDEPENDENDE e eté confeço que tava feliz acreditando que eu ia ter um lugar aqui em LONDRINA pra pode faze meus eventos c/ um certo `APOIO´ de partes governamentais relacionadas ao ROCK PÉ VERMEIO.
    + me fudi em acreditar em algumas pessoas metidas a rokeros intelectuais.
    no momento eu quero é mesmo que SE FODA toda essa corja de lobo em pele de coelho, to fazendo meus corres 100 depende de mentirosos como esses que passaro pela ´tal CASA DO ROCK`
    Então que SE FODA os oportunistas e que VIVA o ROCK N´ROLL INDEPENDENTE.
    pq ONG de c... é R...

    ResponderExcluir
  3. Acho que você deveria se informar melhor antes de falar certas coisas. Toda a diretoria da ACRL (Associação Cultural do Rock de Londrina) esta de alguma forma ligada com o Rock. Alguns com banda ativa no undergrownd londrinense a mais de 15 anos. E ninguém pretendia se valorizar no ano eleitoral, pois ninguém foi candidato a nada. Inclusive a ACRL não apoiou nenhum candidato e deixou os integrantes livres para cada um apoiar quem quisesse ou simplesmente não apoiar ninguém.
    A ACRL e outras nove entidades foram chamadas pela secretaria de cultura para uma parceria na qual seria instalado em londrina 10 Pontos de Cultura por três anos pelo programa pontos de cultura do MINC sendo que um destes pontos seria a Casa do Rock, e posteriormente a ACRL mandou projeto para o promic para complementar o ponto de cultura o promic é para um ano. Acontece que o dinheiro Aprovado pelo MINC não chegou ate hoje na mão destas 10 entidades.
    Apenas com a verba aprovada pelo programa Vila cultural do Promic que era de 30.000,00 e não de 50.000,00 como disse o autor do blog. Não era suficiente para realizar tudo o que havia sido planejado algumas coisas como os cursos de Musicalização infelizmente não puderam acontecer. Pois os instrumentos e muita coisa de aparelhagem pertenciam ao projeto do Ponto de Cultura.
    Após alugarmos o barracão da casa do Rock numa certa madrugada alguns marginais invadiram o barracão e roubaram os exaustores, quebraram o foro Colocaram fogo no banheiro entre outras coisas onde tivemos um grande prejuízo deixando o projeto ainda mais desfalcado.
    Ainda assim conseguimos realizar alguns eventos no local como alguns shows e algumas palestras. Sim o local existiu ficava na Rua Hugo Cabral nº 42
    A Prestação de Contas foi entregue a Prefeitura e caso alguém tenha alguma duvida é só entrar em contato com a diretoria da ACRL.
    Ah quanto a membros da ACRL ter saído do movimento estudantil apenas um membro foi da ULES e outro foi do grêmio do colégio Vicente Rijo.
    Se quiser eu coloco o nome de todos os membros da diretoria da época aqui pra você conferir. É uma pena que alguns que poderiam ter contribuído nunca apareceram em reunião nenhuma.

    ResponderExcluir